Conheça as características dos principais EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e aprenda a escolher os melhores itens de Segurança Coletiva
Você está em dúvida de como encontrar os melhores EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva)? Fica perdido na hora de selecionar os Equipamentos que irão atender sua necessidade com a mais alta qualidade? Para não ter mais que se preocupar e perder tempo com essa situação, escrevemos este artigo para você entender os principais aspectos dos Equipamentos de Proteção Coletiva e descobrir as melhores opções de EPC.
O que são e para que servem os EPC?
Toda atividade profissional que envolve um grupo de pessoas em determinado local, como uma obra, prestação de serviço ou evento empresarial, por exemplo, requer certos cuidados para garantir a segurança e proteção física dos trabalhadores e colaboradores que ali estarão reunidos. Independente do tamanho do ambiente e do número de pessoas, é necessário procedimentos especializados e a utilização de equipamentos profissionais que irão garantir a segurança e o bem estar físico do grupo no contexto em que se encontram.
Além do aspecto preventivo, a utilização destes equipamentos também proporciona produtividade e eficiência ao trabalho que será realizado, pois atende diversas necessidades de acordo com o serviço que vai ser executado no local. Assim, são algumas das funções complementares dos EPC: organização de estoque, fluxo interno de pessoas, chegada e saída de público externo, demarcação de setores e departamentos, identificação de áreas de acesso restrito e limitado, separação e direcionamento de convidados.
Principais EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva)
É importante conhecer e se instruir sobre os EPC para que sejam escolhidos os equipamentos que irão melhor atender sua necessidade, conforme a atividade de sua empresa, o ambiente em que o serviço será executado e o perfil de profissionais e pessoas que ali estarão reunidas. Para cada tipo de atividade e exercício profissionais são indicados EPC que vão estar de acordo com tais demandas.
Por isso, é primordial consultar um fornecedor de confiança e que tenha no portfólio uma variedade de Produtos e Sistemas de Proteção Coletiva para lhe entregar os Equipamentos mais adequados ao seu contexto.
Num canteiro de obras, por exemplo, para a devida proteção física dos trabalhadores e gerenciamento da exposição deles a riscos, os EPC mais indicados são:
- Grades de Proteção e Isolamento de Áreas de Riscos
- Cercas Sanfonadas Pantográficas para Isolamento das Áreas de Riscos
- Placas de Fechamento Metálico
- Tapumes para Isolamento de toda a Área
- Organizadores de Filas com Fitas Zebradas ou Refletivas bloqueando e Sinalizando Riscos
A importância de utilizar EPC de qualidade
Toda atividade profissional coletiva, independente do tamanho e estrutura, traz riscos ocupacionais por tratar-se de um trabalho que reúne muitas pessoas. Numa obra, grupos de trabalhadores irão manusear equipamentos e executar tarefas em que será necessário todo o cuidado com a integridade física deles. Logo, não dá para pensar em construção sem contar com o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual.
E para isso é necessário garantir que os Equipamentos utilizados sejam de total qualidade, para assegurar que a condição física dos funcionários e de terceiros esteja amparada com o uso de materiais adequados. Então, analise o histórico da empresa fornecedora, a origem e natureza dos materiais e confira que os sistemas de segurança foram previamente testados.
Os EPC também devem ser usados da forma correta pelos trabalhadores e colaboradores. É fundamental garantir o uso adequado para preservação da saúde ocupacional do grupo.
EPC devem seguir Normas Regulamentadoras e atender especificações técnicas
O Ministério do Trabalho exige que as empresas atendam às NR(Normas Regulamentadoras), que são as diretrizes emitidas pelo órgão para regulamentar a proteção aos trabalhadores e os diversos critérios que devem ser seguidos nos locais e na execução do trabalho.
Ao todo, 18 NR(Normas Regulamentadoras) são atendidas com a utilização dos EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva). No setor da Construção, por exemplo, uma das normas que devem ser seguidas é a NR-18. Ela trata das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, das sinalizações de acessos, demarcações de áreas e isolamentos de locais de risco no canteiro de obras.
Por isso, a utilização dos EPC é fundamental nas obras, já que, além de colaborar na proteção coletiva dos trabalhadores e todas as pessoas presentes na construção, garantem o atendimento às obrigatoriedades e disposições do Ministério do Trabalho.
Contrate com quem entende
O Grupo Multfluxo é uma das principais organizações do mercado de proteção coletiva do Brasil. A empresa atende clientes em todo o país, desenvolvendo projetos em mais de 19 Estados, com mais de 2,5 mil contratos fechados ao longo dos 10 anos desde sua criação. O Grupo tem uma ampla atuação em diversos segmentos empresariais, atendendo clientes de variados tamanhos e perfis, empresas pequenas, médias e grandes. Com essa grande experiência, a Multfluxo criou sistemas próprios de desenvolvimento e testagem dos equipamentos, que permitem a avaliação de possíveis deformações, pontos de ruptura, ciclo de vida e otimização do material. Dessa forma, com tecnologia própria e avançada na fabricação de materiais, a empresa tornou-se referência e líder em Equipamentos, Dispositivos e Sistemas de Proteção Coletiva e Segurança.
Quando falamos da saúde, proteção e segurança dos trabalhadores e parceiros nos locais de trabalho o assunto é muito sério e de responsabilidade das empresas contratantes. Portanto, tenha os melhores EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Entre em contato com um consultor Multfluxo e conheça nossa linha completa de equipamentos. Aqui a proteção do seu time está em primeiro lugar!