É importante analisar riscos potenciais e definir medidas preventivas para controlar, minimizar ou eliminar a possibilidade de ocorrência de perdas.
A Análise Preliminar de Riscos (APR) tem como objetivo garantir que todas as tarefas fora da rotina das áreas e/ou realizadas por pessoal estranho às mesmas, tenham um planejamento prévio, onde serão analisados os riscos potenciais e definidas as medidas preventivas para cada etapa visando controlar, minimizar ou eliminar a possibilidade de ocorrência de perdas.
No início da década de 60, a indústria de processamento apresentou um grande avanço tecnológico com a utilização de condições de pressão e temperaturas mais severas em instalações maiores. Tal desenvolvimento acarretou sua operação mais crítica, resultando no acréscimo do potencial de riscos para o homem, a propriedade e o meio-ambiente.
Ferramenta para tratar riscos
A análise de riscos é uma ferramenta para tratar dos riscos de uma indústria de processamento e seus impactos no homem, na propriedade e no meio-ambiente.
Estes riscos podem ser materializados sob a forma de:
- Radiação térmica – incêndio
- Sob pressão – explosão
- Dispersão tóxica – vazamento
A análise de riscos tem por objetivo responder às seguintes perguntas:
- Com que frequência isso pode acontecer?
- Quais as suas consequências?
- Precisamos reduzir riscos e de que modo isto pode ser feito?
A análise de riscos utiliza métodos sistemáticos para identificar e analisar riscos e desvios de uma atividade, estimando sua probabilidade de ocorrer e suas consequências.
- O risco não pode ser eliminado (não existe risco zero).
- Os riscos podem ser identificados, analisados e controlados.
- A análise dos riscos é nosso instrumento de trabalho.
Quer conhecer mais sobre a Multfluxo Grupo e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o nosso site.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes de segurança e como nossos EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletivas) podem auxiliar e te ajudar!