Entenda o Significado dos Principais Termos e Conceitos Relacionados à Isolamento e Sinalização Empresariais e Saiba Quais Equipamentos Utilizar Para Atender os Requisitos Básicos de Segurança Coletiva
Nos mais diversos setores e atividades empresariais é comum a utilização de palavras e termos técnicos que somente quem atua naquele determinado segmento sabe o que significa e o que quer dizer tal denominação.
Também é frequente o uso de palavras generalistas onde muitas vezes julgamos ter certo significado mas que em várias situações o conceito é totalmente diverso daquilo que imaginamos.
No setor de Segurança do Trabalho e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) não é diferente. Existem muitas terminologias que tratam de situações específicas que são de conhecimento somente dos profissionais da área.
Então, para você não ficar perdido na hora de realizar as devidas sinalizações e isolamento nas áreas coletivas de sua empresa, preparamos abaixo um glossário prático com as principais expressões e termos do mercado de EPCs, incluindo sugestões de dispositivos que irão garantir a segurança coletiva e proteger a saúde e integridade física dos seus colaboradores.
- ISOLAMENTO: Ato de delimitar determinada área ou equipamento mediante anteparo apropriado com a finalidade de impedir que terceiros acessem a área de risco;
- ISOLAMENTO PROVISÓRIO: É uma forma de isolamento utilizada em caso de acidente e em situação de emergência;
- SINALIZAÇÃO: Ato de alertar quanto aos riscos de determinada área com a finalidade de prevenir acidentes;
- PRESTADORES DE SERVIÇOS: Considera-se prestador de serviço toda Pessoa Jurídica que utiliza mão de obra empregada ou avulsa para a execução de suas atividades dentro da empresa;
- DISPOSITIVO DE ISOLAMENTO: Acessório utilizado como anteparo para impedir o acesso a uma determinada área ou equipamento;
- ÁREA/EQUIPAMENTO/MÁQUINA DE RISCO: área, equipamento ou máquina em que pode acontecer acidentes em virtude da atividade a ser realizada.
- SST: Saúde e Segurança do Trabalho.
- EPI: Equipamento de Proteção Individual.
Atividades Empresariais que Precisam de Isolamento e Sinalização
- Atividades gerais de manutenção e/ou operação que tenha risco de causar acidentes a terceiros;
- Serviços em espaços confinados e de elevação e movimentação de cargas;
- Obras e empreendimentos de montagem industrial, construção civil, demolições e reformas;
- Serviços de carga e descarga de líquidos combustíveis e inflamáveis e com produtos químicos perigosos que possam afetar terceiros e/ou o meio ambiente;
- Serviços mecanizados ou manuais de limpeza de rua, poda de árvores, corte de grama, pinturas de faixas, reparos em asfaltos, escavações, desvios e galerias pluviais;
- Serviços gerais de limpeza industrial;
- Trabalhos em altura que apresentem riscos de quedas de objetos e/ou ferramentas;
- Áreas de risco de quedas parciais e/ou inteiras de estruturas, suscetíveis a desmoronamento;
- Aberturas de pisos, alçapões, bueiros e/ou similares;
Principais EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e Suas Utilizações para Isolamento e Sinalização nas Empresas
Equipamentos:
Organizadores de Fila com Fita ou Corrente;
Fitas Zebradas, Personalizadas e Refletivas;
Pedestais, Pitocos ou Cerquites de Corrente;
Utilização: oficinas, refeitórios, subestações, áreas administrativas, almoxarifados, movimentação ou içamento de cargas e em locais onde o isolamento não será permanente.
Equipamentos:
Cones, Conão, Canilizador;
Delimitador de tráfego;
Cavaletes articulados;
Barreiras Plásticas, Sanfonadas;
Cercas Articuladas;
Sistema Pantográfico.
Utilização: Sinalização de trânsito e quebra de veículos e/ou equipamentos, estacionamento provisório de equipamentos móveis e mudança de rota de trânsito.
Equipamentos:
Grade Separadora de Aço, Ferro ou Plástico;
Grade de Isolamento, de Proteção;
Gradil, Gradeamento de Isolamento de Áreas;
Cerca de Isolamento.
Utilização: em trabalhos de limpeza predial, piso, passarelas e plataformas que apresentem aberturas com risco de quedas (Neste caso este isolamento servirá apenas para sinalização de perigo).
Agora que você está por dentro das principais termos e expressões utilizadas pelos profissionais do mercado de EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), entre em contato com a Multfluxo Grupo e saiba quais equipamentos e dispositivos irão atender melhor sua necessidade e de sua empresa.
Fale agora mesmo com a fornecedora que é referência em EPCs em todo o território nacional!